Perguntas e Respostas

COMO ADQUIRIR OS LIVROS do Conte Mais?

http://www.fergs.org.br/portal/livraria/
Via fone/fax: 51 3406-6464

Livraria e Editora Francisco Spinelli
Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS)
Rua Desembargador André da Rocha, nº 49 - Porto Alegre/RS

1) O COMEÇO: Como surgiram as histórias do Projeto Conte Mais e quando os livros da Coleção Conte Mais foram editados? 
Resposta: A origem das histórias que compõem os quatro volumes da Coleção Conte Mais, organizados pela professora Eloína da Silva Lopes e Sonia Alcade remonta o ano de 1948.
Algumas histórias vinham pela via mediúnica, através da intuição ou da psicografia, nas atividades mediúnicas que os componentes da equipe participavam nas suas casas espíritas. Cada história era analisada, revisada, aperfeiçoada e colocada dentro das regras da gramática e da literatura infanto-juvenil. As histórias foram reunidas em 4 grandes grupos que deram origem aos 4 volumes de histórias do Conte Mais. Os livros foram editados e apareceram no mercado pela primeira vez no ano de 2003.

2) O volume 1 é contém histórias voltadas ao público infantil da faixa etária dos 3 aos 6 anos de idade. Quais as características das histórias do volume 1?
Resposta: As crianças pequenas (faixa etária dos 3 aos 6 anos) são imaginativas. O pensamento é concreto e mágico, são animistas, para elas tudo tem alma, vida. Gostam de histórias que tenham bichinhos, objetos, crianças, e de aventuras no ambiente familiar e comunitário. São as fábulas e os contos que estão reunidos no volume 1 da Coleção “Conte Mais”. O livro tem capa AZUL.

3)  O volume 2 é contém histórias voltadas ao público infantil da faixa etária dos 7 aos 8 anos de idade. Quais as características das histórias do volume 2?
Resposta: Para a faixa etária 7-8 anos as histórias mesclam situações que ainda exploram a imaginação e a criatividade da criança, com aventuras e peripécias mais de acordo com a vida real. Os personagens apresentam características semelhantes aos pequenos leitores ou ouvintes; eles erram, sofrem as consequências de seus atos e corrigem-se. As crianças, através da trama da história, têm oportunidade de educar as suas emoções básicas como o medo, a raiva, a tristeza, a alegria e o afeto. O livro tem capa VERMELHA.

4)  O volume 3 é contém histórias voltadas ao público infantil da faixa etária dos 9 aos 10 anos de idade. Quais as características das histórias do volume 3?
Resposta: Para a faixa etária dos 9-10 anos as histórias acompanham o desenvolvimento do pensamento racional dessa fase, são calcados na vida real, cheias de aventuras, de surpresas, suspense, que provocam o autoconhecimento, aceitação do outro, estimulam o gosto pela leitura, pela escrita, pelas boas atitudes e previnem contra a agressividade e violência. As histórias com os temas morais, em ordem alfabética, dessa fase estão reunidas no volume 3 da Coleção “Conte Mais e o livro tem a capa na cor VIOLETA.

5)  O volume 4 é contém histórias voltadas ao público infantil da faixa etária dos 11 aos 12 anos de idade e juventude. Quais as características das histórias do volume 4?
Resposta: Para a faixa etária a partir dos 11-12 anos e Juventude, em que o desenvolvimento do pensamento racional, abstrato, hipotético-dedutivo é acelerado, quando ocorrem crises emocionais, rebeldia, inconformismo, insatisfação, busca de ídolos externos para servir de modelo de vida, as histórias devem ser verdadeiras, casos reais, biografias edificantes, que mostram superação de dificuldades, conflitos. Os personagens reais vão servir de estímulo e modelo de vida que o jovem vai interiorizar e buscar imitar. Essas histórias estão reunidas no volume 4 do “Conte Mais” e a capa do livro é VERDE.

6) Quantas histórias cada volume contém?
Resposta:


7) Os livros com as histórias da coleção Conte Mais volumes 3 e 4 já estão com capas novas. Há previsão de quando os livros dos volumes 1 e 2 terão, igualmente, capas novas?
Resposta: Os livros 1 e 2 da coleção Conte Mais  já estão com as capas novas.

8) As capas dos livros das coleções 1 e 2 seguem o mesmo padrão das capas 3 e 4?
Resposta: Sim! A nova coleção completa tem esta apresentação:
9) Os volumes novos das coleção 1 e 2 serão contemplados com novas (mais) histórias?
Resposta: Sim! Esta é a coleção completa (atual) do Conte Mais:
Livros de histórias:
1) Coleção Conte Mais volume 1:












2) Coleção Conte Mais volume 2:
 










3) Coleção Conte Mais volume 3:
 











4) Coleção Conte Mais volume 4
 










______________________________________________
Livros ilustrados da coleção 1
5) O Gatinho Mimoso:
 









 

6) O Sonho de Carolina:
7 ) Os Pintinhos de Beatriz:
8) O Passeio da Estrelinha Azul:
9) Que Coisa Esquisita:
 10) A Borboleta Amarela:
11) A Fuga do Zé:
12) A Formiga e o Gafanhoto:
13) O Biscoitão Redondo:
14) Os Três Amiguinhos:
Livros ilustrados da coleção 2:
15) As Sementes Contaram e  
O Arrependimento de Diego:


16) A Casa da Velhinha e 
Um Raio de Sol de Duas Pernas:
17) A Menina do Farol e 
Um Pedaço de Pão:

Livros ilustrados da coleção 3:
18) A Pandorga de Sabu e 
As Botas do Carvoeiro:

19) O Portão da Paz:





















Total de 23 livros (atualmente):
  •  04 livros com histórias (total de 234 histórias);
  • 15 livros ilustrados, sendo que 4 deles contém 2 histórias cada. Temos, portanto, 19 HISTÓRIAS ilustradas;
  •  05 livros Infantis de Atividades: O Biscoitão Redondo / A Fuga do Zé / O Passeio da Estrelinha Azul / O Gatinho Mimoso / O Sonho de Carolina

10) Quanto custa cada livro das coleções 1, 2, 3 e 4?
Resposta: Os livros custam R$ 25,00 cada,

11) Existe previsão para o "Conte mais volume 5"?
Resposta: Não! Existem histórias a serem revisadas. Estas novas histórias muito provavelmente serão incorporadas aos novos volumes 1 e 2.

12) Quem é o ilustrador dos livros da coleção Conte Mais?
Resposta: O ilustrador da coleção Conte Mais é do portoalegrense Dimitrius Gutierrez.

13) As histórias da Coleção Conte Mais são voltadas somente ao público espírita?
Resposta:  As histórias, não tem caráter religioso, mas sim cunho ético-moral. E a moral é universal. Contempla, portanto, todos os credos religiosos!

14) Porque existem 4 cores na Coleção Conte Mais?
Resposta: As cores facilitam a identificação do público (por faixas etárias):

15) Identifiquei-me com a proposta e eu gostaria de fazer uma DOAÇÃO para o Projeto Conte Mais. Existe, por exemplo alguma conta-corrente para realizar-se doações?
Resposta: Não. Não existe uma conta-corrente específica do Projeto Conte Mais. Mas você pode doar  através da dedução do seu Imposto de Renda a pagar. Após a sua doação avise a FERGS de maneira formal. As Pessoas Físicas que declaram por Modelo Completo podem deduzir até 6% do seu IR devido, na declaração com Imposto a Pagar. EMPRESAS também podem apoiar este belo Projeto através da dedução do Imposto a Pagar.
Saber-se ONDE o seu imposto está sendo aplicado é sempre muito importante. Além da certeza da destinação do seu imposto, você poderá acompanhar de perto as ações do Projeto Conte Mais. Transparência: além de ter suas ações acompanhadas, elas serão sistematicamente divulgadas pelo blog do projeto e pelo portal da FERGS e pelas publicações da instituição.

CLIQUE AQUI e veja os detalhes de como doar através da dedução
do imposto de Renda a pagar.

16) Como eu posso me tornar um contador de histórias (voluntário)?
Resposta: A equipe do Projeto Conte Mais disponibiliza cursos de capacitação para contadores de histórias. Solicite informações via e-mail: contemais@fergs.org.br

__________________________________

Outras perguntas poderão ser respondidas através do e-mail:
contemais@fergs.org.br